Páginas

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Família

Mídia para o 2º ano






Mídia: https://www.youtube.com/watch?v=NME3l2MvpnM

Origem do Nome

Mídia para o 1º ano


Essa mídia foi uma proposta minha, ela trata da importância que o nome tem na nossa vida, e que devemos sempre chamar os outros pelo nome, como forma de reconhecimento da identidade.



Mídia: https://www.youtube.com/watch?v=OwK545whl7w

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Tsuru

Texto Motivacional e Mídia para o 3º ano (Tsuru)


A origem do Tsuru



O origami do tsuru simboliza o desejo de saúde, felicidade e boa sorte. A escolha da Minuto Seguros por tê-lo como seu logotipo se dá, principalmente, pelo significado e mensagem de esperança e paz, além de reforçar a nossa crença de que “as pessoas do bem são a maioria”.

A técnica oriental milenar de dobradura do papel, que não usa cola ou qualquer outro artifício, apenas habilidade, delicadeza e dedicação, remete aos valores que cultivamos na Minuto Seguros:

Conhecimento para ajudarmos você na escolha do melhor seguro. Comprometimento para que você se sinta totalmente tranquilo e tenha conosco uma relação de total confiança. E paixão em cada ação, pois com ela transmitimos o carinho, o cuidado e o prazer que temos em atendê-lo.

O tsuru simboliza a nossa preocupação em fazer bem feito, porque exprime a capacidade humana de personalizar uma simples dobradura de papel, conferindo-lhe beleza e significado. Conte com a gente! Navegue pelo site, conheça nossos valores e conte conosco para proteger suas conquistas.

 


Pontes ou Muros

Texto Motivacional para o 2º ano (A Ponte)



http://www.novafriburgoemfoco.com.br/uploads/06022015112755-01-pontes.jpg

Construa pontes ao invés de muros


Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito.

Foi a primeira grande desavença em toda uma vida de trabalho lado a lado.
Mas agora tudo havia mudado. O que começou com um pequeno mal entendido, finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio.

Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem à sua porta. “Estou procurando trabalho. Sou carpinteiro. Talvez você tenha algum serviço para mim.” “Sim, disse o fazendeiro. Claro! Vê aquela fazenda ali, além do riacho? É do meu vizinho. Na realidade do meu irmão mais novo. Nós brigamos e não posso mais suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira ali no celeiro? Pois use para construir uma cerca bem alta.

“Acho que entendo a situação, disse o carpinteiro. Mostre-me onde estão a pá e os pregos.” O irmão mais velho entregou o material e foi para a cidade. O homem ficou ali cortando, medindo, trabalhando o dia inteiro.

Quando o fazendeiro chegou, não acreditou no que viu: em vez de cerca, uma ponte foi construída ali, ligando as duas margens do riacho. Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido e falou:

“Você foi atrevido construindo essa ponte depois de tudo que lhe contei.”

Mas as surpresas não pararam ai. Ao olhar novamente para a ponte viu o seu irmão se aproximando de braços abertos. Por um instante permaneceu imóvel do seu lado do rio. O irmão mais novo então falou:

“Você realmente foi muito amigo construindo esta ponte mesmo depois do que eu lhe disse.”

De repente, num só impulso, o irmão mais velho correu na direção do outro e abraçaram-se, chorando no meio da ponte.

O carpinteiro que fez o trabalho, começou a fechar a sua caixa de ferramentas. “Espere, fique conosco! Tenho outros trabalhos para você.” E o carpinteiro respondeu:

“Eu adoraria, mas tenho outras pontes a construir”!
Já pensou como as coisas seriam mais fáceis se parássemos de construir cercas e muros e passássemos a construir pontes com nossos familiares, amigos, colegas do trabalho e principalmente nossos inimigos…

Muitas vezes desistimos de quem amamos por causa de magoas e mal entendidos.
Vamos deixar isso de lado, ninguém é perfeito, mas alguém tem que dar o primeiro passo.

Portanto, construa pontes ao seu redor, ao invés de construir muros!
Mãos à obra!!!

Fonte: https://www.afinidades.com.br/construa-pontes-ao-inves-de-muros/


Resiliência

Texto motivador para o 1º ano


O caminho para conquistas!


O termo resiliência, do latim resilientia, há muito tempo usado apenas na física, significa a capacidade que alguns elementos possuem de voltar a sua forma original mesmo após sofrerem algum tipo de deformação. Hoje o termo é usado também no mundo corporativo e faz relação com a capacidade que algumas pessoas possuem para se adaptarem as mudanças e conseguir extrair bons resultados mesmo diante das dificuldades.

A resiliência hoje, é vista como uma competência fundamental para o bom desenvolvimento tanto pessoal como profissional, afinal todos os dias enfrentamos dificuldades e turbulências em casa, no trabalho e, por isso, essa característica se faz tão necessária, pois são poucos aqueles que conseguem tirar da energia negativa de um problema, uma criativa solução.

Existe uma ligação entre as palavras resistência e resiliência, ambas importantes, porém com significados diferentes. Resistente é aquele capaz de suportar as dificuldades, resilientes são aqueles capazes de contorná-las e superá-las. Pessoas com essa característica são flexíveis, capazes de superar crises, traumas, enfrentam problemas, adaptam-se bem as mudanças, sabem respeitar as diferentes opiniões, por mais absurdas que pareçam e saem de todas essas situações de cabeça erguida, pois conseguem moldar-se aos diferentes acontecimentos do dia a dia.

Dentro das organizações a resiliência é muito valorizada, pois através dela é possível lidar com os problemas com maior facilidade ou até mesmo encontrar soluções para eles. Profissionais resilientes muitas vezes conseguem criar bons ambientes ao seu redor, pois sua flexibilidade permite que ele trabalhe com as diversas personalidades que o cercam e como líder consegue tirar bons resultados até mesmo daquele “funcionário problema”.

Um grande exemplo de resiliência, conhecido pela maioria das pessoas, é a trágica e vitoriosa história protagonizada pelo iatista Lars Grael que em 1998 teve sua perna decepada após um acidente no mar e, mesmo diante de tal drama, ele conseguiu dar a “volta por cima”. Superando suas limitações e aprendendo a lidar com elas, ele voltou a velejar e a participar de competições que renderam bons resultados. Quando questionado em uma entrevista sobre a lição que poderia tirar de tal situação ele disse: “O erro das pessoas, em geral, é se voltar para trás. Comparar o presente com o que tinham antes. Se eu fosse comparar minha vida anterior com a vida que levo hoje, com certeza teria entrado em depressão. Mas não adianta ficar olhando para trás. Temos que lidar com o “aqui e agora”. Poderia ter sido pior, e tenho a obrigação de me sentir no lucro”.

É exatamente essa vontade de alcançar resultados, mesmo com tantos problemas que precisamos trazer para nossas vidas, tanto pessoal quanto profissional. Problemas aparecerão todos os dias, isso é inevitável, mas cabe somente a nós optar por enfrentá-los, superá-los e usá-los a nosso favor.
E você o que faz diante das dificuldades? Chora, desespera-se, foge ou enfrenta?

Trabalhe sua resiliência, busque maneiras de lidar com situações difíceis, aprenda a superar seus erros e alcançará resultados que por vezes considerou impossível, pois diferentes do que alguns autores defendem, eu acredito que esta é uma característica que pode sim ser aperfeiçoada a cada dia, afinal repensando toda sua trajetória pessoal e profissional você já não superou algo que a princípio acreditou que não conseguiria? Assim como uma flor que nasce nos lugares mais improváveis e agracia os olhos de quem vê, seja você também e supere suas dificuldades e agracie-se com suas conquistas.

“A dor é inevitável. O sofrimento opcional.” (Carlos Drummond de Andrade)



Autora: NATÁLIA DE ANDRADE

Link: https://essenciacao.wordpress.com/2013/04/03/resiliencia-o-caminho-para-conquistas/

Valorização da Amizade

Mídia para o 1º ano - Fortalecendo Vínculos





https://www.youtube.com/watch?v=ix13P9NqBjo

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

A criação desse blog foi uma atividade proposta na Universidade para a disciplina de tecnologias digitais. Inúmeras ideias permearam a minha mente sobre que assunto eu deveria abordar nesse blog, desde a construção do nome até as possíveis temáticas, pensei em falar um pouco da minha vida e de alguma experiencias em diversos ramos, no entanto a proposta do blog é direcionado a educação, então pensei em falar um pouco da importância de ser orientador e coorientador de projetos científicos e culturais, anualmente na escola onde lecionado é realizada uma feira onde os alunos precisam apresentar diversos projetos nas inúmeras áreas do conhecimentos linguagens e códigos, matemática, ciências da natureza, ciências humanas, ciências ambientais e educação profissionais, isso na parte cientifica, da cultural tem dança, teatro, composição musical, poesia, pintura. Essa feira promove uma interação grandiosa entre os alunos, além do aprendizado sem tamanho adquirido. Nossos alunos são talentosíssimos e só precisam de uma forcinha para por em praticas ideias sábias e belíssimas.

Porém acabei tendo outra ideia, além da educação física ministro outra disciplina que antes recebia o nome de TPV (Temáticas Praticas de Vivência) e agora recebe o nome de PV(Projeto de Vida). É uma disciplina da base diversificada que trabalha a formação integral do individuo. Todas as nossas ações devem ser planejadas com um objetivo claro para o futuro. Durante as aulas os alunos se descobrem protagonista das suas próprias vidas, eles falam dos desejos, sonhos, conflitos e desafios, essa aula me permite conhecer um pouco cada uma de maneira a compreendê-los e assim poder ajudá-los a projetar os planos de vida, me descobri nessa disciplina e até penso no futuro em cursar psicologia, para ter mais propriedade em ajudar pessoas a solucionar os seus dilemas e dificuldades. Essa disciplina é muito querida entre os alunos, ela tem uma grande importância na formação dos nossos jovens e deveria fazer parte de todas as escolas. Sua base foi toda projetada pelo o Instituto Aliança, que ofereceu as formações para que os professores pudessem executar as aulas da melhor forma possível e alcançar os objetivos propostos.

Nesse blog terão alguns dos planos de aula que eu utilizo com as adaptações, como também os textos, as mídias, músicas, filmes, dentre outros recursos que enriquecem as aulas, para que outros professores possam utilizar em sua rotina escolar.