Momento inicial do PV (Projeto de Vida)
Apresentação da disciplina e integração da turma
- Apresentar as saúdes (familiar, comunitária, ecológica, relacional) que serão abordadas no decorrer do segundo ano, dando continuidade ao trabalho realizado no primeiro ano. Em seguida o professor solicita um momento de feedback dos alunos a repeito das temáticas e das saúdes trabalhadas durante o ano anterior, como também as conquistas alcançadas.
Contrato de Convivência
- Na aula seguinte eles devem refazer o contrato de convivência, onde a turma irá criar regras em conjunto que colaborem no convívio e na interação, além disso é reafirmado que tudo que for compartilhado durantes as aulas de PV, permaneçam em sigilo, aumentando cada vez mais a confiança.
Construção e reavaliação das metas (Escrevendo uma carta para mim mesmo)
- Entregar as metas construídas no primeiro ano, e fazer uma analise do que foi conquistado, do que ainda se quer conquistar, do amadurecimento, das novas escolhas. Lembrando que as metas não alcançadas podem ser, repetidas na construção das novas metas
- Construir as novas metas do ano vigente, reaproveitando o mesmo papel utilizado anteriormente, lembrar de colocar a data. Ao final o facilitador deve recolher e guardar por mais um ano as metas dos estudantes. Lembrando-os do sigilo que existe nessa atividade e que somente o próprio aluno terá acesso a esse material, e caso queira pode lacrar ou vedar "carta". Isso reafirma confiança que o professor deve transmitir aos alunos.
Construção da ponte da sua vida
- Após a leitura do texto motivador o professor entrega folhas de papel ofício, canetinhas e lápis de cores, e solicita que os alunos construam uma ponte que representem o momento atual das vidas deles, para que depois eles apresentem para os demais.
- O professor constrói dois leques de papel com o título a Família é? Cada estudante escreve o que acha, a final o professor deve compartilhar os conceitos trazidos, e depois provocar um debate sobre as diferentes constituições familiares.
ONU: "Família é a gente com quem se conta."
- Dando continuidade a aula anterior, o professor convida os alunos a comentarem sobre a seguinte pergunta, "minha família é gente com que posso contar?" Ao som da música de Titãs, Família.
- Depois o professor entrega folhas de pepel ofício, lápis de cores, canetinhas, par que os alunos desenhem um quadro de família com a descrição: Minha família é assim. Lembrar que pode incluir nessa construção, animais, figuras religiosas, etc. Ao final os alunos deveram apresentar os desenhos e o professor deve iniciar apresentando sua família como forma de motivar.

 
Nenhum comentário:
Postar um comentário