Páginas

Temáticas - 1º ano Ensino Médio

Momento inicial do PV (Projeto de Vida)



Apresentação da disciplina e integração da turma
  • Nas primeiras aulas é feita a apresentação da disciplina, em seguida é realizado o momento de acolhida com dinâmicas de interação, para que eles se conheçam melhor. O carrossel é uma das dinâmicas utilizadas, forma-se uma grande roda, chamada de circulação de energia, onde a mão esquerda recebe e a mão direita doa, depois divide o círculo em dois, que ficará disposto um dentro do outro, ao som de uma música bem animada os alunos vão girar e, direções opostas, quando a música parar, os de dentro devem virar formando duplas ou trios com os alunos do círculo de fora, trocaram informações como nome, endereço, escola de origem, sonho, o que gostam de fazer e perspectiva de profissão. Repete várias vezes até que haja uma boa interação, depois eles devem apresentar os colegas para a turma toda.  
Contrato de Convivência
  • Na aula seguinte eles devem a construir do contrato de convivência, onde a turma irá criar regras em conjunto que favoreçam o convívio e a interação, além disso é sugerido que tudo que for compartilhado durantes as aulas de PV, permaneçam em sigilo, colaborando na aquisição da confiança. 
Memória Fotográfica
  • Começa então o momento de promover um maior conhecimento, com a troca de experiencias e vivências pessoais. A atividade realizada é a memória fotográfica, onde o professor solicita que os alunos tragam uma foto marcante, que não necessariamente seja deles, pode ser de familiares, amigos, parentes, para compartilhar com a turma. As fotografias são coladas com fita adesiva no quadro branco com título: Mural da Recordação. Essa aula é muito marcante e emocionante, eles contam histórias incríveis, alegres, triste, conflituosas, isso faz com o professor tenha condições de conhecer melhor os seus alunos, e a turma de promover e aumentar os laços.  
 Diversas Saúdes
  • A proposta do PV é trabalhar nos três anos do Ensino Médio as diversas saúdes que permeiam a vida humana, para que eles reflitam sobre suas ações, condutas na promoção da saúde física e mental.
SAÚDE EMOCIONAL

Origem do Nome
  •  Quem escolheu seu nome?
  • Em que situação isso aconteceu?
  • Foi para homenagear alguém?
  • Você se identifica com seu nome? 
  • Você mudaria seu nome, justifique.

- O professor propõem na aula anterior que os alunos pesquisem sobre o significadoorigemcaraterísticas do nome e respondam os seguintes questionamentos:


Obs.: Caso os alunos não saibam responder todas as perguntas eles podem investigar com os familiares.

- Antes da apresentação da atividade e professor deve passar a mídia em anexo e discutir um pouco sore o assunto. Essa mídia foi uma proposta minha, ele trata da importância que o nome tem na nossa vida.


- É interessante que o professor seja o primeiro apresentar para encorajar os alunos.


Mídia: https://www.youtube.com/watch?v=OwK545whl7w


Uso consciente das redes sociais

- O professor faz a leitura do texto proposto, depois indaga os alunos a cerca de três perguntas:
  • Vocês sabem com quem estão interagindo na rede social?
  • É interessante expor algumas particularidades nossas na internet?
  • Vocês já presenciaram alguma ação de cyberbillying?
- Para finalizar um vídeo com o tema: Animação sobre o uso correto das Redes Sociais, despertando nos jovens a reflexão sobre o assunto.

Link do texto proposto: https://www.jetimob.com/blog/uso-estrategico-redes-sociais/

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=M0ZilloQ0Q4



Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário